sexta-feira, 15 de abril de 2011

1956 Le Mans Jaguar D-Type


O jaguar D-Type tal como o seu antecessor o C-type foi o carro de corrida de fabrica,embora partilha-se o mesmo motor XK 6 cilindros em linha,inicialmente 3,4 litros depois alterado para 3,8 litros,a maioria do carro era totalmente diferente a introdução da engenharia aeronáutica,muitos achavam estranho a asa vertical na parte trazeira do Jaguar D-Type mas...hoje em dia a F1 utiliza o mesmo conceito .O D-Type foi introduzido unicamente para a competição mas depois do abandono da competição a companhia vendeu o resto dos carros por acabar com o nome de XKSS.
O grande coeficiente aerodinâmico da carroçaria foi trabalho de malcolm sayer que se juntou a Jaguar vindo da Bristol Aeroplane Company durante a 2ªguerra mundial.
O D-Type foi produzido por uma equipa liderada por Lofty England que sempre teve um olho em Le Mans a mais prestigiada prova de endurance.
Na edição de 1954 a Jaguar tinha grandes esperanças no novo carro e talvez até a vitoria contudo vários problemas com a presença de areia no combustível fizeram-nos atrasar,depois do diagnostico do problema e este resolvido o carro conduzido por Duncan Hamilton e Tony Rolf rapidamente ganhou o ritmo e terminou a uma volta do Ferrari vencedor.
Em 1955 a incorporação do "nariz longo"e um upgrade no motor a equipa estava a frente e sem areia para se preocupar esperava-se um grande embate com os Mercedes 300 SLR infelizmente um dos maiores acidentes da historia do desporto motorizado manchou este embate.
O D-Type puro sangue foi vendido em Julho 2008 em leilão por £2.201.500 um outro ja havia sido vendido em Setembro de 1999 por £1.706.000.

Sem comentários:

Enviar um comentário