quarta-feira, 30 de março de 2011

1949 Le mans Simca-Gordini


Amedeo Gordini estabeleceu-se em França em 1925 trabalhou em Itália desde os 10 anos para Edoardo Weber o inventor dos carburadores com o mesmo nome,aos 14 passou para a Isotta-Fraschini a oficina de um tal Alfieri Maseratti,algum tempo depois resolveu especializar-se na preparação dos motores Hispano-Suiza outra marca topo de gama.Em 1930 adoptou o nome de Amédée ao naturalizar-se Francês,na sua garagem de Suresnes trabalhou com a FIAT e mais tarde com os Simca.
Nas oficinas de Gordini tudo era uma corrida contra o tempo pois os meios eram muito limitados,Jean Frisch engenheiro estagiário lembra que tudo se fazia sem planeamento previo Gordini dava uma olhadela e as suas ultimas instruções e depois a peça acabava confiada ao desenhador e só então realizava o plano,por falta de meios os protótipos eram validados em plena prova e se fosse necessário alguma modificação fazia-se na prova seguinte.
Se na edição de 1939 Gordini e Scaron conseguiram um excepcional 4ºlugar em 1949 os 2 simcas abandonaram rapidamente e em ambos com a mesma avaria na embraiagem o nº9 logo na primeira hora e o nº50 de Scaron e Veyron (este nome diz algo???Veyron foi piloto de fabrica Bugatti até 1937 acumulando o lugar de piloto e afinador) abandonou também depois de uma volta ao relogio.
A miniatura é da Ixo-Altaya referente a colecção 24 horas Le Mans.

Sem comentários:

Enviar um comentário