O Bentley speed six foi introduzido em 1928 como a versão mais desportiva do Bentley 6 ½ litre.Viria a ser o mais bem sucedido Bentley obtendo a vitoria em Le Mans em 1929 e 1930 com os Bentley boys Woolf Barnato,”Tim” Birkin e Glen Kidstom.
Contudo o Speed Six também era um carro convencional e muitos eram mesmo usados como carros do dia a dia.
Em Janeiro 1930 a Rover através do Rover Light Six ganhou reputação mundial quando foi a primeira a ter sucesso na participação na Blue Train Races uma serie de tentativas de record entre automóveis e comboios em finais dos anos 20 princípios dos anos 30 a prova consistia numa corrida entre Calais e a Riviera Francesa o trajecto do “Le Train Bleu”.
Uma noite de Março de 1930 ao jantar do Hotel Carlton em Cannes a conversa era sobre as corridas de automóveis e em particular sobre o feito da Rover e Woolf Barnato comenta que vencer o “Le Train Bleu” não é um grande feito e aposta £100 em que consegue ao volante do seu Bentley Six Speed estar no seu Club em Londres antes do comboio estar em Calais.
Depois dos preparativos e de garantido o apoio do RAC no dia 13 Março 1930 o “Le Train Bleu”sai da estação de Cannes as 17:45,Barnato toma o seu Gin e arranca,100 milhas depois em Aix-En-Provence coloca gasolina mas como é difícil encontrar gasolina a noite já tinha combinado com uma oficina local o abastecimento,em Auxerre encontra bastante chuva e em Paris abastece e troca de pneu,Ja junto do Canal da Mancha embarca num barco que faz o trajecto Boulogne-Folkestone barco usado só por ele cortesia do RAC e chega ao Club em St-James`s Street Londres as 15:20 4 minutos antes que o “Le Train Bleu”chegue a Calais.
Bentley Speed Six em Le Mans em 1930 vencedor com 179 voltas totalizando 2930,663 Km a media de 122,111 Km/h pilotado pelos Ingleses Captain Woolf”Babe”Barnato e Glen Kidston.A miniatura é da Ixo-Altaya pertencente a colecção das 24 Horas Le Mans.
Sem comentários:
Enviar um comentário